Fruta de sabiá

IMG_20190712_095328

Nome botânico: Acnistus arborescens.

Nomes populares: Fruta de Sabiá ou Fruta do Sabiá, marianeira, güitite, palo de gallina, uvito gallinero, palo de polo.

Frutinha saborosa com polpa suculenta e sabor adocicado. Os frutos podem ser consumidos in natura, transformados em geleias, conservas, licores, coberturas ou recheios de tortas e doces, molho agridoce, sucos, etc.

Propaga-se facilmente por sementes ou estacas que enraízam facilmente.

Esta planta apresenta uma vasta distribuição geográfica, ocorrendo desde o Caribe e América Central, até a Região Sudeste do Brasil. Geralmente em capoeiras, ou seja, em ambientes em processo de regeneração.

A árvore da Fruta de Sabiá é de baixa estatura, de numerosos e pequenos frutos alaranjados e suculentos. Frutifica da Primavera ao Verão; extremamente atrativa para Pássaros e seu Fruto também agrada a muitas espécies de peixes.

Via de regra é um arbusto de entre 01 e 02 metros, mas que pode chegar as 04 metros, com galhos finos e de madeira leve e pouco resistente. Destaca-se pela abundância de flores brancas em cachos, que logo se transformam em pequenas bagas alaranjadas. Nesta ocasião, fazem a alegria de muitos pássaros, inclusive o sabiá (Turdus rufiventris) que lhe traz fama.

Atrai: Sabiás, tico-ticos-rei, saíras, tiês, sanhaços, gaturamos, juritis, chocões-barrados, tucanos, bem-te-vis, entre outros.

Muito fácil de cultivar, aprecia solos organo-argilosos e que retenham um pouco de umidade. Precisa de luz solar direta ou indireta para vegetar com vigor. Vai bem climas subtropicais e tropicais, até mesmo em vasos. Inicia sua frutificação em pouco tempo, aproximadamente 08 meses. Além dos predicados ornitófilos, a Fruta de Sabiá vem sendo objeto de muitas pesquisas recentes, pois descobriu-se que um grupo de substâncias presentes em suas folhas (vitanolídeos) possui destacada atividade anti-cancerígena.

Além de toda alegria com a presença de tantas espécies de pássaros, esta abençoada planta ainda alimenta, também com seus frutos, dezenas de espécies de peixes, podendo e sendo indicado também seu plantio em beiras de córregos.

A Fruta de Sabiá também é líder em recuperação de áreas degradas, sendo aconselhadíssima para reflorestamento, recuperando áreas degradadas em curtos períodos de tempo.

IMG_20190712_095341

Fonte:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s